Hoje em dia, investir num website é essencial para o desenvolvimento do seu negócio. Mas, que tipo de website escolher para a sua atividade? Muitas empresas têm dificuldade em encontrar a solução web ideal. Como definir as suas necessidade e apresentar a informação certa aos seus clientes? Necessite de um site vitrine ou de um loja online ?  Quais as melhores soluções para a sua atividade ?
Antes de iniciar a criação de website, é importante definir uma verdadeira estratégia e colocar as seguintes perguntas:
Quais os modelos existentes, para que atividades estão vocacionados e como escolher a melhor solução?

Website vitrine (ser visível)

Um website vitrine permite divulgar a sua entidade e a marca da sua empresa, atividade, produtos, coordenadas. As vantagens de um site vitrine é de estar presente na web e comunicar com os seus clientes ou eventuais clientes com um investimento mínimo. Os inconvenientes do website vitrine é um concepto básico, pouca interatividade e poucas funcionalidades. Um conteúdo fraco de 2 a 5 páginas HTML, o que limita o referênciamento  pelos motores de busca.

Website Catálogo (apresentar marcas, produtos, serviços)

O website catálogo ou portfólio é indicado para apresentar uma marca, produtos, serviços … Desta maneira os seus clientes vão descobrir e familiarizar-se com os seus produtos ou o seu trabalho antes de o contatar. Como o seu nome indica, um site catálogo ou portfólio é  concebido para valorizar os seus produtos ou os vossos serviços e realizações. É indicado para os comerciantes, fotógrafos, arquitectos, artesãos, designers …

Uma interface de administração permite ao webmaster do website de acrescentar ou eliminar facilmente produtos, artigos. é essencial ter acesso ao back-office para gerir o conteúdo do website.

Website e-commerce (venda online)

É comerciante, distribuidor, produtor de marcas e produtos, um site e-commerce vai permitir vender online e fidelizar o s seus clientes. O custo de um site de venda online é mais elevado que um site vitrine  e depende da dimensão do projeto. Antes de vermos as vantagens e inconvenientes, temos que ter em conta todo o contexto do e-commerce. Muitas empresas e lojas começam a realizar que precisam de alagar as suas vendas para a Internet, de maneira a ir alem das suas lojas físicas, de mostrar os seus produtos e preços concorrenciais online.

Apresentar o seu comércio para alem da sua região é a vantagem do e-commerce e gera receitas extra. Um site e-commerce permite coletar informações importantes sobre os visitantes e assim propor produtos adaptados a procura e apresentar novidades e promoções. Pode também vender produtos numéricos  como música, livros e fotografias. Para ser bem sucedido na implementação de um site e-commerce será indispensável escolher uma agência web profissional e competente que acompanhará na manutenção e no marketing . O webmaster do site terá que ser muito reactivo, poder intervir rapidamente e atender com brevidade os pedidos da empresa.

Website coporate (conteúdo informativo)

Muito diferente do website e-commerce, a principal função do site corporate não é vender produtos e/ou serviços mas comunicar acerca do grupo ou da entidade. Um site corporate é muitas vezes gerido por uma organização ou uma instituição/associação sem fins lucrativo ou por um organismo de beneficiência. Estes websites institucionais com um conteúdo rico permitem comunicar informações ao publico em geral e aos profissionais.